Psicoterapia

A Psicologia Cínica usa do recurso da Psicoterapia, método (técnica) de tratamento com aplicação cientifica da aquisição teórica da psicologia e psicopatologia para tratamento, assistência e discussão do processo de vida do indivíduo. Os elementos teóricos básicos que regem o procedimento psicoterápico são:

 

– Teoria sobre o funcionamento mental (neurociência);

– Teoria do desenvolvimento humano;

– Explicação sobre a origem do sofrimento (psicopatologia);

– Visão sobre o processo terapêutico (vínculo).

Um espaço de crescimento e amadurecimento, de interlocução dos aspectos subjetivos do ser buscando interpretações, insight e transformações em seu estilo de vida. Os prazos de tratamento são relativos aos objetivos almejados e à gravidade da demanda apresentada.

 

Dentre o amplo contexto de teorias da psicologia, utilizamos o referencial da abordagem teórica psicodinâmica da psicanalise. As psicoterapias breves, que são focadas em objetivos específicos e tempo limitado. Atualmente é possível atingir resultados significativos em períodos 12 sessões. Há processos terapêuticos mais profundos de acordo com a demanda do indivíduo. O processo psicoterapêutico terá sempre seu espaço como meio de se ajudar o ser humano a lidar com seus sofrimentos e buscar seu crescimento pessoal.

 

Os TIPOS DE PSICOTERAPIA

 

São oferecidas conforme as necessidades e a configuração dos problemas, sendo para crianças, adolescentes, adultos e idosos:

 

• Psicoterapia Individual.

• Psicoterapia de Grupo.

• Psicoterapia de Casal.

• Psicoterapia de Família.

• Psicoterapia Institucional.

 

O investimento realizado em saúde emocional tem mostrado benefícios satisfatórios na prevenção de outras doenças correlacionadas (físicas, psicossomáticas, ocupacionais, transtornos mentais, suicídio, violência, etc), quando não tratados, trazem enormes prejuízos financeiros para as pessoas, as famílias e mesmo para a economia do país.